O Poder do Hábito para Concurseiros – Parte III
Naturalmente, os hábitos que levam à excelência variam de pessoa pra pessoa. Às vezes, é necessário tentativa e erro. O mais importante é identificar algo pequeno o suficiente que pode ser mudado e que tenha impactos positivos. Se você escolher algo muito grande, pode se frustrar por não conseguir, e consequentemente isso vai te prejudicar quando quiser criar hábitos eficazes. Um estudo citado pelo livro provou que o simples hábito de anotar os alimentos consumidos durante o dia era capaz de ajudar as pessoas a identificar padrões de alimentação, o que fazia com que elas conseguissem planejar melhor sua alimentação, tornando- as saudáveis. Só ANOTAR o que comia. Muito simples.
Eu, por exemplo, estou buscando adquirir o hábito de acordar mais cedo, tendo em vista o que é falado no livro “Milagre da Manhã”, o qual recomendo demais. Eu costumava acordar por volta das 07:30h. Atualmente estou tentando acordar às 6h (todos os dias, incluindo fim de semana), com a recompensa de que o dia rende bem mais, e você fica com a sensação de dever cumprido. Algo simples, mas eficiente.
A força de vontade vai ser muito importante aqui, sendo fundamental pro sucesso, muito mais do que a “inteligência nata” da pessoa. O “teste dos marshmallow”, o qual já falei aqui, é exemplo disso. Adiando a recompensa e treinando nossa força de vontade, ampliamos nosso estoque de nos realizarmos mais.
Outra virtude semelhante à força de vontade é a autoconsciência. Se você se conhece bem (e aqui muitos de nós falhamos, pois muitas vezes olhamos para os outros e não para nós mesmos), provavelmente identificará o melhor hábito a ser criado.
Transpondo para os estudos, basta olhar para o seu método. Se você pegar um desses “pré-fabricados” que vemos aos montes na internet, sem qualquer adaptação à sua rotina ou meios de aferir se está dando certo ou não, provavelmente teremos um gatilho e uma rotina, porém não se terá uma recompensa, o que te levará à frustração. Dessa maneira, nada impede que você busque ajuda, pois é sempre bem vinda, mas tenha senso crítico sobre o que você está fazendo para não cair na vala da mediocridade.