É caminhando que se faz o caminho
“Caminhante, não há caminho, o caminho se faz ao caminhar”, já dizia o poeta espanhol Antônio Machado, e dita por aquele que me chamou a atenção para a linda frase (que virou até música dos Titãs), o Vice-Procurador Geral da República, meu conterrâneo paraibano, Luciano Mariz Maia, durante o curso de vitaliciamento para Procurador da República.
Essa é uma grande verdade, que pode ser aplicada a todos os campos da nossa vida, e com os estudos não é diferente. Muita gente fica adiando os estudos, ou adiando um sonho (como é o concurso muitas vezes), por não saber o caminho a seguir, ou com medo das pedras que encontrará, pois elas podem levar a uma queda, e a queda gera dor, e a dor nos faz sofrer. Mas a dor também nos faz mais fortes, e mais resistentes. Um outro ditado que é aplicável à situação é: “O feito é melhor que o perfeito”.
Nunca, eu repito, NUNCA, existirão condições perfeitas para o seu estudo. No começo você não vai saber como estudar, depois não vai saber que material usar, depois não vai ter tempo pra estudar, depois não vai ter saco pra estudar, depois vai ficar doente, brigar com o(a) namorado(a), etc. Sempre vai haver algo a se queixar. Mas é até interessante que haja. Imagina se as tais circunstâncias perfeitas finalmente fossem obtidas e você se desse mal na prova? Você iria ao chão. Sua motivação se quebraria.
Então, voltando ao início, você precisa caminhar. Mesmo que caia, mesmo que pegue o caminho errado às vezes, mesmo que regresse, afinal podemos errar. O importante é não desistir. Fique tranquilo que você nunca voltará ao início da estrada, porque estudo não se perde, mas, mesmo cheio de dúvidas, mesmo sem saber pra onde ir, você precisa começar!
No caminho, haverão aqueles que lhe darão a mão, aqueles que até te carregarão nos braços, mas também, como em tudo na vida, terão aqueles que vão te dizer pra desistir, que aquilo não é pra você, vão te falar o caminho errado, vão colocar o pé pra você tropeçar… Saiba enxergar quem é quem e o final feliz daquele caminho virá mais cedo que você imagina!