Desmistificando a Gestão de Tempo nos Concursos: Você Está Fazendo Isso Certo?

0 Comentário
Gestão de tempo, decisão e outros
Desmistificando a Gestão de Tempo nos Concursos: Você Está Fazendo Isso Certo?

E aí, pessoal! Hoje quero tocar num ponto que muita gente acha que tem sob controle, mas que na verdade é o grande vilão da preparação: a gestão de tempo. Não, não estou falando daquelas agendas super organizadas ou dos apps que prometem fazer você render o dobro. Estou falando da realidade crua e nua da gestão de tempo no universo dos concursos.

Como fazer uma melhor gestão de tempo de suas atividades - HiGestor

Primeira coisa: você realmente acha que dividir seu tempo em blocos de 50 minutos de estudo com 10 minutos de descanso vai te tornar um máquina de aprovação? Pode até ser que funcione para alguns, mas a verdade é que cada um tem um ritmo. Alguns são mais noturnos, outros rendem mais pela manhã. Querer encaixar todo mundo na mesma fôrma é como tentar colocar um quadrado num círculo. Não vai rolar.

Segundo ponto, e preste atenção nisso: o tempo é igual para todo mundo, mas o que você faz com ele é que faz toda a diferença. Não é porque o João estuda 12 horas por dia que você também precisa. Talvez você consiga aprender o mesmo conteúdo em 6 horas, se souber como otimizar seu tempo. E não, isso não é coisa de guru de produtividade, é fato comprovado.

Agora, o que ninguém fala é sobre o perigo da multitarefa. “Ah, vou escutar essa aula enquanto faço minhas anotações e dou uma olhada no edital”. Pare já com isso! Multitarefa é um mito. Você só está se enganando e, na real, não está fazendo nenhuma das coisas direito.

E pra fechar, deixo aqui uma verdade que poucos querem ouvir: aprendizagem não é uma corrida, é uma maratona. Não adianta querer aprender tudo de uma vez, enfiar um monte de informação goela abaixo e achar que está pronto pro grande dia. A aprendizagem é um processo, e como tal, leva tempo. E esse tempo você só vai saber gerir quando parar de escutar as “fórmulas mágicas” e começar a entender como você, de fato, funciona.

Então, fica a dica: pare de se comparar e comece a se conhecer. Você vai ver que, no fim das contas, o tempo sempre foi seu aliado, não seu inimigo.

Prof. Adalberto Neto

Saiba mais em https://www.adnconcursos.com.br/

DEIXE O SEU COMENTÁRIO