ADN Concursos previu questões na prova do TJ-PE

0 Comentário
Como se preparar para concursos, Dicas ADN, Notícias sobre concursos
ADN Concursos previu questões na prova do TJ-PE

Já comentamos aqui no nosso blog sobre a importância dos simulados na preparação daqueles que objetivam conquistar uma vaga no serviço público. De fato, eles permitem ao candidato controlar melhor o tempo de prova, identificar seus pontos fracos, conhecer o estilo de questões da banca examinadora, entre outros.

Por falar no conhecimento do estilo de questões da banca, os simulados da ADN Concursos apresentaram questões praticamente idênticas às do último concurso do TJ-PE, realizado no dia 15 de outubro de 2017.
Coincidência? É claro que não. Há um trabalho estatístico por trás da elaboração dos simulados, de modo que os temas mais cobrados são identificados e as questões são elaboradas a partir dessa análise.

Veja a seguir que a equipe da ADN Concursos acertou “na mosca” várias questões:

Prova TJ-PE – Questão 25

25) Cada Tribunal brasileiro possui uma Comissão Permanente de Acessibilidade e inclusão, que possui natureza multidisciplinar e contam com a participação de magistrados e servidores. Assinale alternativa que não contém uma das atribuições das mencionadas Comissões:
a) Fiscalizar o registro de audiência por meio de filmagem sempre que presente pessoa com deficiência auditiva.
b) Permitir a entrada e permanência de cães-guia nas dependências públicas.
c) Realizar oficinas de conscientização dos servidores e magistrados sobre direito das pessoas com deficiência.
d) Requerer nomeação de tradutor intérprete de linguagem brasileira de sinais, sempre que figurar no processo pessoa com deficiência auditiva.
e) Suspender a eficácia de ordem judicial que não atentou para o cumprimento das diretrizes nacionais de inclusão social de pessoas com deficiência.

3º Simulado ADN Concursos – Questão 25

25. De acordo com Resolução CNJ nº 230/2016, as Comissões Permanentes de Acessibilidade e Inclusão de cada Tribunal, com caráter multidisciplinar, fiscalizam, planejam, elaboram e acompanham os projetos arquitetônicos de acessibilidade e projetos “pedagógicos” de treinamento e capacitação dos profissionais e funcionários que trabalhem com as pessoas com deficiência. Tais comissões devem estabelecer a fixação de metas anuais, direcionadas à promoção da acessibilidade para pessoas com deficiência, tais como:
a) inclusão, em todos os editais de concursos públicos, da previsão constitucional de reserva de cargos para pessoas com deficiência, exceto nos que tratam do ingresso na magistratura;
b) registro da audiência, em qualquer caso, por filmagem de todos os atos nela praticados, sempre que presente pessoa com deficiência auditiva;
c) nomeação ou permissão de utilização de guia-intérprete, quando figurar no processo pessoa com deficiência auditiva e visual, custeado pelo particular interessado;
d) permissão de entrada e permanência de cães-guias em todas as dependências dos edifícios e sua extensão;
e) pelo menos a metade de locação de imóveis, aquisição ou construções novas deverão ser feitas com acessibilidade.

Prova TJ-PE – Questão 28

28) Os consórcios públicos podem ser contratados pela administração para a realização de objetivos de interesse comum. A constituição do consórcio se dá por meio de contrato cuja celebração dependerá de prévia subscrição de protocolo de intenções. Assinale abaixo a alternativa que não apresenta conteúdo que deverá constar de cláusula no protocolo de intenções.
a) Autorização para gestão associada de serviços públicos, explicitando a área que o serviço será prestado, sem a necessidade de critérios técnicos para o cálculo do valor de tarifas
b) Previsão de que a assembleia geral é a instância máxima do consórcio público e o número de votos para as suas deliberações
c) O número, as formas de provimento e a remuneração dos empregados públicos, bem como os casos de contratação por tempo determinado para atender a necessidade temporária de excepcional interesse público
d) Previsão de que o consórcio público é associação pública ou pessoa jurídica de direito privado sem fins econômicos
e) Condições para que o consórcio público celebre contrato de gestão ou termo de parceria

3º Simulado ADN Concursos – Questão 28

28. O consórcio público será constituído:
a) por contrato cuja celebração pode, facultativamente, ser antecedida pela subscrição de protocolo de intenções.
b) pela publicação no Diário Oficial do protocolo de intenções subscrito por todos os entes consorciados.
c) pelo registro em cartório de títulos e documentos, após a devida aprovação legislativa.
d) por contrato cuja celebração dependerá da prévia subscrição de protocolo de intenções.
e) pela edição de lei autorizativa de cada um dos entes consorciados.

Notaram que até a numeração das questões foi a mesma? Vamos para mais exemplos:

Prova TJ-PE – Questão 33

33. O casamento é um instituo jurídico regulamentado pelo Código Civil Brasileiro. O casamento é anulável em algumas situações, exceto:
a) Por motivo de idade, quando resultou em gravidez
b) Por incompetência da autoridade que celebrou o matrimônio
c) Do menor de idade núbil, quando não existir autorização por parte do representante legal
d) Do indivíduo incapaz de consentir ou manifestar, de modo inequívoco, o seu consentimento
e) Por vício de vontade quando do ato de consentimento existir erro essencial relacionado à pessoa do outro

2º Simulado ADN Concursos – Questão 36

36. A violação de causas suspensivas da celebração do casamento acarreta a:
a) nulidade relativa do casamento.
b) obrigatoriedade do regime de separação de bens, não sendo permitido ao juiz relevá-las em nenhuma hipótese.
c) obrigatoriedade do regime da separação de bens, exceto no caso de o juiz a relevar, conforme lhe permite a lei, quando se tratar de viúva grávida antes de dez meses do início da viuvez.
d) obrigatoriedade do regime da separação de bens, exceto se relevadas pelo juiz, quando a lei o permitir.
e) nulidade absoluta do casamento, exceto se relevada pelo juiz, quando a lei o permitir.

3º Simulado ADN Concursos – Questão 36

36. Leia as seguintes afirmações:
I. O prazo para ser intentada a ação de anulação do casamento, a contar da data da celebração, é de três anos, se incompetente a autoridade celebrante; e de quatro anos, se houver coação.
II. O Código Civil prevê que a anulação do casamento dos menores de dezesseis anos será requerida pelo próprio cônjuge menor.
III. Embora anulável ou mesmo nulo, se contraído de boa- fé por ambos os cônjuges, o casamento, em relação a estes como aos filhos, produz todos os efeitos mesmo depois da sentença anulatória.
IV. Subsiste o casamento celebrado por aquele que, sem possuir a competência exigida na lei, exercer publicamente as funções de juiz de casamentos e, nessa qualidade, tiver registrado o ato no Registro Civil.
Está CORRETO, apenas, o que se afirma em:
a) II.
b) I e III.
c) I e IV.
d) II e IV.
e) I, II e III.

Observaram que a questão 33 da prova estava bem semelhante à questão 36 do 2º e 3º simulados da ADN Concursos? E não parou por aí… olhem só:

Prova TJ-PE – Questão 48

48) O processo judicial eletrônico foi instituído em território nacional e serve como um importante instrumento para dar a necessária celeridade aos processos que tramitam perante o Poder Judiciário. Nesse contexto, assinale abaixo a alternativa que contém informação correta sobre o processo judicial eletrônico:
a) É vedada a intimação por meios eletrônicos em portal próprio, devendo o respectivo Tribunal criar seu Diário da Justiça Eletrônico para publicação em órgão oficial.
b) As cartas rogatórias não poderão ser feitas por meio eletrônico.
c) No processo eletrônico, as citações da Fazenda Pública serão feitas por meio eletrônico.
d) A conservação da reserva dos autos do processo deverá ser feita por meio físico.
e) Não poderá o magistrado ordenar que a exibição de documentos essenciais para análise do feito seja feita de modo eletrônico.

3º Simulado ADN Concursos – Questão 50

50. A informatização do processo judicial é um importante meio de agilizar o andamento dos processos que tramitam no Poder Judiciário. Em relação ao uso de meio eletrônico na tramitação de processos judiciais, é INCORRETO afirmar:
a) As intimações feitas por meio eletrônico, inclusive da Fazenda Pública, serão consideradas pessoais para todos os efeitos legais.
b) O envio de petições, de recursos e a prática de atos processuais em geral por meio eletrônico serão admitidos mediante uso de assinatura eletrônica.
c) Para fins de comunicação eletrônica dos atos processuais, considera-se como data da publicação o primeiro dia útil seguinte ao da disponibilização da informação no Diário da Justiça eletrônico.
d) Quando a petição eletrônica for enviada para atender prazo processual, serão consideradas tempestivas as transmitidas até às 18 horas do seu último dia.
e) Considera-se realizado o ato processual por meio eletrônico no dia e hora do seu envio ao sistema do Poder Judiciário, do qual deverá ser fornecido protocolo eletrônico.

Prova TJ-PE – Questão 29

29. Sobre os Remédios Constitucionais existentes no ordenamento jurídico brasileiro, analise os itens abaixo:
I) É possível a impetração de mandado de injunção quando uma norma regulamentadora dificulta o exercício dos direitos e liberdades dispostos na Constituição, bem como prerrogativas vinculadas unicamente à soberania e cidadania.
II) Habeas data é instrumento utilizado unicamente para assegurar o conhecimento de informações existentes em registros e bancos de dados públicos e de entidades governamentais.
III) Habeas corpus é concedido apenas quando do efetivo cerceamento da liberdade de locomoção, ante ilegalidade ou abuso de poder por parte da autoridade pública.
IV) O mandado de segurança coletivo poderá ser impetrado por parlamentar membro do Congresso Nacional com a finalidade de preservar direito líquido e certo de dada coletividade.
Assinale a alternativa correta:
a) I e II são corretos.
b) Apenas II e III são incorretos.
c) Apenas III é correto.
d) I e III são corretos.
e) I, II, III e IV são incorretos.

1º Simulado ADN Concursos – Questão 32

32. Sobre os remédios constitucionais, a Constituição Federal estabelece que
a) qualquer cidadão é parte legítima para propor ação popular que vise a anular ato lesivo ao patrimônio público ou de entidade de que o Estado participe, à moralidade administrativa, ao meio ambiente e ao patrimônio histórico e cultural, ficando o autor, salvo comprovada má-fé, isento de custas judiciais e do ônus da sucumbência.
b) o habeas corpus somente pode ser impetrado quando alguém sofrer violência ou coação em sua liberdade de locomoção.
c) o mandado de segurança coletivo somente pode ser impetrado por organização sindical, entidade de classe ou associação legalmente constituída e em funcionamento há pelo menos dois anos, em defesa dos interesses de seus membros ou associados.
d) será concedido habeas data para assegurar o conhecimento de informações relativas à pessoa do impetrante e de terceiros, constantes de registros ou bancos de dados de entidades governamentais ou de caráter público.
e) será concedido mandado de injunção para proteger direito líquido e certo, não amparado por habeas corpus ou habeas data, quando o responsável pela ilegalidade ou abuso de poder for autoridade pública ou agente de pessoa jurídica no exercício de atribuições do Poder Público.

Bom, essas foram algumas questões que selecionamos, mas há muitas outras bem semelhantes às que caíram na prova.

Após tudo isso que falei acima, espero que tenha se convencido da importância de resolver simulados. O que acha de selecionar agora mesmo um simulado para resolver no próximo fim de semana?

Caso ainda não nos conheça, a ADN Concursos presta serviços de consultoria para diversos concursos públicos, otimizando o estudo do aluno de acordo com o seu tempo disponível. Além disso, ela oferece GRATUITAMENTE simulados para diversas carreiras.

Será que não é isso o que está faltando para sua aprovação?

Acesse já:
Consultoria para concursos públicos
Planos de estudos e simulados

DEIXE O SEU COMENTÁRIO