Esgotar todas as matérias uma por vez, ciclos de matérias ou todas as matérias ao mesmo tempo?
Nenhuma das 3. Como expliquei no post sobre matérias no mesmo dia, a grande vilã da fixação de conteúdo é a curva do esquecimento. Quaisquer das 3 maneiras citadas vai acabar ocorrendo com mais ou menos ênfase.
A meu ver, a pior das 3 é esgotar uma matéria por vez. É a que traz mais conforto pro cérebro (até por isso, perigosa). Você consegue, com o tempo, entender muito bem aquela matéria. Porém há dois problemas. O primeiro é que, por não se alterar a matéria, com o tempo seu cérebro fica enfadado. Ao final daquele dia, as leituras terão menos rendimento, isso porque nosso cérebro sempre gosta de NOVIDADE, pois ela nos chama atenção (basta pensar em qualquer outro campo da nossa vida). O segundo problema é que depois de você esgotar uma matéria, vai ter que esgotar varias outras e, com o tempo, aquele bom conhecimento que você conseguiu vai se esvaindo.
Ciclos de matérias (3 em 3, 4 em 4, etc). Mutatis mutandis, é quase a mesma coisa. A diferença vai ser que o primeiro motivo relatado anteriormente não vai acontecer tanto, porque se teria a “novidade” da mudança entre as matérias. Mas a segunda iria ocorrer tal e qual.
Varias matérias num dia só. Dessas, é a que traz menos prejuízos. Pois teríamos a novidade e não incidiríamos tanto no esquecimento, visto que, por ter várias matérias por semana, voltaríamos logo a ela. O problema é que, em concursos-fim (Magistratura, MP, DPE, DPU (tem 23 matérias)), acaba ficando muita coisa na semana, o que pode trazer confusão. Porém, para concursos menores como técnico e analista, pode ser usada sem problemas.
O que recomendo pra concursos grandes, é começar com as principais e ir acrescentando as secundárias na medida em que se identifica os pontos fracos.
É assim que fazemos na nossa Mentoria.
Um abraço!